sexta-feira, 13 de abril de 2007

PARA QUEM NÃO TEM MEDO DE BELEZA


bravo! ao gustavo haddad, que fica o tempo todo ajoelhado, pelado e amarrado, de frente para a platéia, em "hoje é dia do amor", texto de joão silvério trevisan e direção de antônio cadengue.
ele é um escravo sadô-masô que conversa com seu master (que a gente não vê), e lamenta o recente suicídio de um amigo, desencadeando uma série de questionamentos (amor, jesus cristo, carência, dor...), sobre os quais o texto não dá conta de se aprofundar. sua forte interpretação está ainda impaciente e carente de direção, mas o impacto visual que ela causa é inesquecível.
além da fraqueza do texto verborrágico, o nosso corpo e a nossa corporalidade são tão velados que, sem viadagem nenhuma, o mais importante do espetáculo é sentir a intensidade de assistir ao corpo perfeito do haddad, superiluminado, dentro de uma caixa estilo "a monga", com um fundo inspirado em esboços de pintura barroca. Faz refletir mais sobre a beleza física do que sobre as questões propostas mesmo pelo autor, mas isso não diminui em nada a inteligência da proposta.
nem se preocupe com essas questões. além de talentoso, gustavo é o ator mais bonito de sua geração e temos de entender que somente um gênio poderia escrever algo que desviasse a atenção de sua imagem hipnótica. não é o caso: fique com a imagem.
é similar a uma oportunidade de ver david em movimento. e se david ofusca qualquer coisa naqueles corredores da "academmia di belle arti firenze", o corpo de gustavo haddad, ali, à disposição (e não) da platéia, torna desimportante qualquer dúvida e evoca os gênios de michelangelo, da vinci, caravaggio, mapplethorpe, jan saudek e pierre&gille.
até junho, todas as quintas, às 19 horas, no Espaço dos Satyros 1.

3 comentários:

Tosatti disse...

é por essa e outras que vc é foda...

Unknown disse...

êeeee, parabéns pela iniciativa do blog, amigo! demorô
vou usar seu espaço para me atualizar sobre dicas de coisas interessantes para ver e fazer!
bjo grande, elis

Antonio Neto disse...

Dê uma olhada no blog:

http://agn-toninho.blogspot.com